top of page

Prof. Dr. Acácio Almeida

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). É professor no curso de Relações Internacionais (BRI) da Universidade Federal do ABC; coordenador da pesquisa "Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo; (edital universal CNPq), coordenador do grupo de estudos e pesquisas sobre as Relações Brasil / África (UFABC); pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d´Ivoire); membro do grupo de pesquisa; Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP. Foi professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IES Federal), da UNESP - Campus de Araraquara, da PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da FACAMP - Faculdades de Campinas e nos cursos de especialização (UNIAFRO) da UFU - Universidade Federal de Uberlândia, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e UFPR - Universidade Federal do Paraná. Fundou e foi vice-coordenador da Casa das Áfricas entre os anos de 2003 e 2013.Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia, Relações Internacionais e História da África; atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia das sociedades africanas, História da África, História da Costa do Marfim, Estudos africanos, Relações Brasil / África, Migração e Saúde, HIV/AIDS. Desde 1999 desenvolve trabalho de campo na Costa do Marfim (África do Oeste).

Profa. Dra. Adriana Capuano

Possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade de São Paulo, USP (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1997) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2004). Foi Visiting Scholar na UCSD (University of California at San Diego) no ano de 1998, participando de pesquisas no Center for Iberian and Latin American Studies (CILAS). Atualmente é Professora Adjunto na Universidade Federal do ABC, UFABC, tendo já lecionado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus de Franca), na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Fundação Santo André (FSA). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS). Atua principalmente nos seguintes temas: migrações internacionais, brasileiros residentes no exterior, Brasil-Japão, Brasil-EUA, identidades nacionais, nacionalismos, questões de raça e etnia, relações internacionais. É coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Migrações Internacionais: MIGREPI, e participa como membro do Grupo de Estudos sobre Diálogos Interculturais, GEDI, ligado ao IEA/USP (instituto de Estudos Avançados da USP) e do Grupo de Pesquisas RedeMigra, Ligado ao CIES/IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa). É coordenadora da Editora da UFABC (EdUFABC) desde julho de 2015.

Profa. Dra. Carolina de Abreu Batista Claro

Pós-Doutora em Relações Internacionais no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IRel/UnB, bolsista PNPD/CAPES), Doutora em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo - FD/USP (2015, com distinção, e tese indicada pela FD/USP para o Prêmio CAPES de Teses 2016), Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - CDS/UnB (2012), Especialista em Direito Público (2006) e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Pesquisadora no IPEA para integração de migrantes e refugiados no Brasil (2017-2018). Professora voluntária no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília desde 2015 (disciplinas: direito e relações internacionais; migração e refúgio; política migratória em perspectiva comparada; jurisprudência de direito internacional e direitos humanos; proteção internacional de direitos humanos). Professora de Direito Internacional em universidades e cursinhos desde 2006 (Curso Clio, UNIEURO, ESPAM, Fortium), Consultora em Legislação e Políticas Migratórias (ACNUR, Open Society Foundations, ICMPD, OIM, MJ/DEEST/PNUD, 1ª COMIGRAR), Consultora em Políticas Climáticas e Direitos Humanos (UGT para a COP-21), Consultora acadêmica da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ - Projeto Pensando o Direito, 2015), Assistente de pesquisa na Comissão de Direito Internacional da ONU (CDI, Genebra), Integrante do Conselho Diretor do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN, desde 2010) e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais da Universidade Estadual da Paraíba (NEPDA/UEPB). Pesquisadora bolsista do Observatório das Migrações Internacionais junto ao CEPPAC/UnB, em parceria com o CNIg/MTE (2014), e assistente de pesquisa no âmbito do Projeto "Pensando o Direito" da Secretaria Nacional de Justiça para monitoramento dos obstáculos à efetivação do atendimento e acesso dos migrantes, apátridas e refugiados aos serviços públicos no Brasil (2014-2015). Pesquisadora da Rede Clima (Sub-Rede Desenvolvimento Regional, desde 2010) e do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades da Universidade Católica de Santos (UniSantos, desde 2013). Climate Leader treinada em novembro de 2014 pelo Climate Reality Leadership Corps, Integrante da ​Red Latinoamericana sobre el Derecho de las Personas Refugiadas, da Red Internacional de Migración y Desarollo (RIMD) e da Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais (RESAMA). Tem experiência nas áreas de Direito Internacional, Direitos Humanos, Migração Internacional e Estudos de População e Meio Ambiente. Áreas de pesquisa (principais): "refugiados ambientais", políticas migratórias, apatridia, migração forçada, direitos humanos dos migrantes, legislação migratória.

Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues

Realizou estudos pós-doutorais como Visiting Research Fellow no Center for Latin American and Latino Studies (CLALS), American University, Washington, DC (2017) e como Fulbright Visiting Scholar no Center for Civil and Human Rights (CCHR), University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais, PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais - University for Peace, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos, Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito, PUC-SP (1989). Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 2. Professor-Adjunto III do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciado no Bacharelado em Relações Internacionais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais, membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (UFABC/ACNUR). Foi professor do Programa de Doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos, onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello (ACNUR), e editou a Revista Leopoldianum (1998-2013). Membro da Coordinadora Regional de Investigaciones Económicas y Sociales (CRIES), em Buenos Aires e associado à International Law Association (ILA/Brasil). Colaborador do Projeto AL-LAs - Ciudades al Mundo. Membro dos Conselhos das Revistas Pensamiento Propio (Argentina) e Federal Governance (Canada). Coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq OITEG - Organizações Internacionais e Temas Globais. Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Direito e atuação nos seguintes temas: Organizações Internacionais (ONU, organizações regionais) Direito Internacional dos Direitos Humanos, Sociedade Civil, Direito Internacional dos Refugiados, Responsabilidade de Proteger, Política Externa Brasileira, Federalismo e Paradiplomacia.

Profa. Dra. Giuliana Redin

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta do Departamento de Direito e Curso de Relações Internacionais da UFSM. Coordenadora do MIGRAIDH, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional. Responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFSM. Atua na área do Direito Internacional e Direitos Humanos. Pesquisa Migrações Internacionais e Direitos Humanos.

Dr. João Guilherme Granja

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (2017). É membro da carreira federal de Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2008. Está servindo atualmente na Escola Nacional de Administração Pública. Foi Diretor de Migrações (Ministério da Justiça e Cidadania, 2013-2016) e Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Justiça (2011-2013). Anteriormente serviu como assessor da Secretaria de Educação Superior do MEC e da Diretoria de Expansão e Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior/SESU/MEC (2009-2010). Pesquisa migrações, refúgio, políticas humanitárias e mudança institucional. Possui Mestrado em Ciência Política na Universidade Federal de Pernambuco (2008) analisando processos de coordenação de políticas macroeconômicas na América Latina. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), e Bacharel em Administração, com foco em Administração Pública, pela Universidade de Pernambuco (2007). É Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos Sobre Mídia e Política (NEMP), ligado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília, e Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Organizacional (GEPCOR/CNPq). Trabalha principalmente com os seguintes temas: migração, desigualdade, reconhecimento, inclusão, políticas públicas e participação social.

Prof. Dr. José Blanes Sala

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), cursou dois anos na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona (1977), mestrado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (2002). Foi pesquisador vinculado a projeto temático do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do ABC - UFABC, participa como membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais e é membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da referida universidade. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Políticas Públicas, com ênfase em Direito Internacional, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Gestão Municipal, atuando principalmente nos seguintes temas: Integração Regional, Mercosul, União Européia, Paradiplomacia, Licitações, Contratos Internacionais, Direitos Humanos, Migrações Internacionais e Refúgio. Trabalhou nas prefeituras de Santo André e de Diadema, bem como na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Profa. Dra. Julia Bertino Moreira

Professora Adjunta III da UFABC vinculada ao Bacharelado em Ciências & Humanidades, ao Bacharelado de Relações Internacionais (desde 2013), ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (desde 2016, atualmente exercendo a vice-coordenação 2017-2019) e à Cátedra Sérgio Vieira de Mello (desde 2014, atualmente exercendo a coordenação 2017-2018). Doutora em Ciência Política, na área de Relações Internacionais, pela UNICAMP (2012), Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas da UNESP, UNICAMP, PUC-SP (2006), Graduada em Direito pela PUC-SP (2003) e em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política, pela UNICAMP (2006). Visiting Fellow durante o doutorado no Refugee Studies Centre, University of Oxford (Reino Unido, 2010) e Visiting Scholar no Centre for Refugee Studies, York University (Canadá, 2016). Pesquisa principalmente os seguintes temas: migrações internacionais forçadas - em especial refugiados ; direitos humanos (regimes global e regionais, política doméstica e política externa brasileira) ; e debates teóricos, metodológicos e epistemológicos a partir de perspectivas críticas (construtivismo, pós-positivismo, feminismo) nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Profa. Dra. Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (2013), pós-doutorado em História pela Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca (2012), e pós-doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (2016). Tem experiência nas áreas de História, Direito e Relações Internacionais, com ênfase em História do Brasil, História Contemporânea, História da Política Exterior e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Migrações e xenofobia, História Política e da Repressão, História do Direito, Direitos Humanos e Política Exterior, Política comparada entre Brasil e Espanha, e Atuação do Brasil nas Nações Unidas. Pesquisa em arquivos brasileiros e espanhóis.

Profa. Dra. Marilda Menezes

Professora Visitante Nacional Senior (CAPES/PVNS) da Universidade Federal do ABC desde novembro de 2012. Pesquisadora do CNPq, nivel 1D. Professora aposentada da Universidade Federal de Campina Grande. Fui Pesquisadora do Centro de Estudos Migratórios, professora da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1985), PhD pela University of Manchester (1997), Pós-Doutorado na Yale University (2004-5) no Agrarian Studies Programme e no Depto. de Antropologia da UNICAMP (2011). Coordenadora da Proposta de Doutorado em Ciências Humanas e Sociais da UFABC, aprovado pela CAPES em 2013. Fui coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFPB/UFCG, membro da Diretoria da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Diretoria da Associação Internacional de História Oral (IOHA). Coordenação e participação em vários convênios e projetos de pesquisa com instituições da América Latina, Europa e África. Sou membro e fundadora da Rede Nacional de Estudos Rurais. Fui fundadora e primeira editora da Travessia ? Revista do Migrante (CEM), e Editora-assistente da Raízes (PPGCS/UFCG). Atualmente, sou membro dos conselhos editoriais das Revistas - Travessia, RURIS (UNICAMP), RAIZES (UFCG) e IDEAS (CPDA/UFRRJ) e da Editora da UFRGS- Série Estudos Rurais. Experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia e Antropologia Rural e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: migrações; migrações e redes sociais; trabalhadores migrantes; relações de trabalho; trabalhadores em usinas de cana de açúcar; dominação e resistência; família, gênero e gerações; memória e identidades; metodologia da história oral, movimentos sociais agrários.

Padre Paolo Parise

Paulo Illes - CDHIC

Coordinador Executivo de la Red Espacio Sin Fronteras y del Centro de Derechos Humanos y Ciudadanía del Inmigrante – CDHIC. Entre 2013 y 2016 fue Coordinador de Políticas para Migrantes de la Municipalidad de São Paulo y responsable por la creación de la primera política municipal para inmigrantes de Brasil. Es miembro del Comité Internacional del FSMM y responsable por la Secretaria Técnica de la VI Edición, São Paulo 2016.  En 2008 recibió el Premio Jaime Wright de Promotores de la Paz y defensores de los Derechos Humanos. Curso Historia y Filosofía en la Facultad Vicentina de Filosofía de Curitiba/PR.

Profa. Dra. Roberta Guimarães Peres

Socióloga (1999-2004), Mestre (2004-2006) e Doutora (2006-2009) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas, com bolsa do Institute de Recherche pour le Développement (IRD - França) e CNPq. Pós-Doutorado em Demografia (FAPESP). Docente da Universidade Federal do ABC, na área de Políticas Públicas, sub-área Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Coordenadora Associada do projeto temático "Observatório das Migrações em São Paulo: Migrações Internas e Internacionais Contemporâneas no Estado de São Paulo" (FAPESP/CNPq/NEPO/Unicamp). Coordenadora do Projeto "Migração Feminina: um debate teórico e metodológico acerca dos estudos de gênero" (CNPq).

Profa. Dra. Viviane Mozine Rodrigues

Economista, possui mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Relações Internacionais pela PUC/SP com estágio de um ano de doutoramento (sanduiche) na Universidade de LISBOA/PT. Atualmente é professora dos cursos de graduação e mestrado da Universidade Vila Velha- UVV/ES, tutora de economia e finanças à distância do IFES- Instituto Federal de Educação, consultora do SESI/ES- Serviço Social da Indústria, do SEBRAE/ES- Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas e do CEBRI- Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Foi pesquisadora do IPEA/IJSN - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas e Instituto Jones Santos Neves e consultora do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e dos Programas de Bem-Estar Social, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local e regional, desenvolvimento social e petróleo, migrantes e refugiados, regimes internacionais e direitos humanos.

professor_Leonardo_Mello_UFABC_site_da_C

Prof. Dr. Leonardo Freire de Mello

Agrônomo pela Universidade Federal de Lavras (1992), Administrador Público pela Fundação João Pinheiro (1997), Mestre em Engenharia Civil (Planejamento Ambiental) pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é Professor Adjunto do Bacharelado em Planejamento Territorial, do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC. Seu trabalho se concentra nas áreas de Planejamento, Ambiente e Demografia, com ênfase na interface população-ambiente, tendo como principais interesses de pesquisa as questões relacionadas com o complexo população-ambiente-consumo e as dimensões humanas das mudanças ambientais globais, assim como com a participação pública nos processos de tomada de decisão. Coordena o Observatório das Migrações e da Mobilidade Espacial do ABC/MobiABC e o Grupo de Estudos Paradoxo: Antropoceno e Felicidade.

2018 - Cátedra Sérgio Vieira de Mello - UFABC

bottom of page